Tipos de cascos
Os cascos das embarcações vêm em diversas formas e designs, cada um adaptado para atender a diferentes finalidades e condições de navegação. Alguns dos tipos mais comuns de cascos de embarcações são:
Fundo Plano: Possui uma superfície plana na parte inferior, oferecendo estabilidade em águas rasas. Comumente usado em balsas e barcos para pesca em águas interiores.
Em V: Forma de V na parte inferior do casco, proporcionando boa navegabilidade em águas agitadas. Encontrado em muitas lanchas e barcos de corrida.
Catamarã: Dois cascos paralelos proporcionam estabilidade e eficiência. Comum em catamarãs de recreio e ferry boats.
Trimarã: Possui três cascos, com um casco principal central e dois cascos menores nas laterais. Oferece estabilidade adicional.
Semi-planante: Combina características de cascos planos e em V, oferecendo boa estabilidade e velocidade. Encontrado em lanchas de alta performance.
Deslocamento: Projetado para cortar a água, desloca o volume de água igual ao peso do barco. Comum em veleiros e iates.
Casco com quilha: Possui uma quilha vertical que proporciona estabilidade direcional, comum em veleiros de cruzeiro. Podem ser longas de proa a popa ou centralizadas abaixo do centro de gravidade da embarcação.
Casco com bolina: Possuí uma bolina móvel que faz o papel da quilha evitando a deriva lateral. Comum em veleiros de regata e polares.
Multi-Chine: Várias linhas de chine (junção entre o casco lateral e inferior), oferecendo estabilidade e desempenho em condições diversas.
Monocasco ou Monocoque: Estrutura única e contínua, comum em veleiros oceânicos, iates e embarcações de alta qualidade.
Hard Chine: Apresenta uma linha de chine angular, proporcionando estabilidade e eficiência em veleiros e lanchas.
Pontão: Dois cascos paralelos conectados por um deck, oferecendo estabilidade em águas calmas. Usado em pontões e barcos de pesca.
Dispersor de Ondas (SWATH): Possui cascos submersos que minimizam a ação das ondas, proporcionando estabilidade. Comum em navios de pesquisa .e plataformas de petróleo.
Planante: Projetado para levantar-se parcial ou totalmente da água em altas velocidades, oferecendo melhor desempenho e eficiência de combustível.
Canoa: Forma estreita para maior eficiência de remo, comum em canoas e caiaques.
Inflável: Casco rígido com flutuadores infláveis, oferecendo estabilidade e segurança. Usado em botes salva-vidas e barcos infláveis.
Dobre proa (Double Ended): Possui extremidades semelhantes, proporcionando boa navegabilidade em ambas as direções. Encontrado em alguns veleiros tradicionais.
Hidrofólios: Possuem asas submersas que quando em movimento, geram sustentação e elevam o casco fora da água. Isso reduz o atrito com a água e aumenta a eficiência e a velocidade da embarcação.
Esses são apenas alguns exemplos, e a diversidade de cascos é vasta, adaptando-se às necessidades específicas de cada tipo de embarcação. A escolha do tipo de casco é crucial para o desempenho, a estabilidade e a eficiência de uma embarcação em diferentes condições de navegação.