Manobras básicas: pilotar

01/11/2023

Pilotar um barco requer habilidades náuticas sólidas, conhecimento das condições do mar e práticas de segurança. Considere obter treinamento náutico e, se possível, navegue inicialmente com alguém mais experiente para ganhar confiança. A segurança deve ser sempre a prioridade ao navegar.

  • Para não prejudicar a estabilidade do barco, distribua bem o peso a bordo. Quanto menor o barco, mais importante será isso. Se o barco tiver flaps, pode-se compensar o desequilíbrio abaixando o flap do bordo mais pesado.

  • Se o seu barco estiver carregado e começar a empopar ou embicar, deve ser por causa do excesso de peso em uma de suas extremidades. Se tiver flaps, abaixe ou levante os dos dois bordos ao mesmo tempo, para tentar alinhar a embarcação ou redistribua a o peso para manter o barco o mais equilibrado possível.

  • Quando for navegar muitas horas seguidas, saiba que o melhor horário para sair é antes de o sol nascer, quando o vento normalmente é fraco. E se houver algum problema, você terá o dia inteiro para resolver. Planeje chegar sempre durante o dia, ainda com luz solar suficiente para navegar visualmente, principalmente em locais desconhecidos.

  • Para navegar, use óculos escuros com lentes polarizadas, porque elas eliminam os reflexos nos para-brisas e na superfície da água e você enxerga bem melhor as diferentes tonalidade da água que indicam a variação de profundidade, assim como facilita a identificação de obstáculos submersos.

  • Esteja ciente dos canais de comunicação marítima e mantenha contato com a estação de controle local, se aplicável. Monitore o rádio VHF para informações sobre tráfego, condições do mar e alertas meteorológicos.

  • Mantenha uma velocidade adequada às condições do mar. Se navegar contra o mar, reduza a velocidade para evitar saltos bruscos e procure não enfrentar as ondas de frente para evitar uma navegação desconfortável e que possa causar acidentes aos passageiros e danos a embarcação. 

  • Procure enfrentar as ondas com a bochecha do barco, mantendo um angulo de 45 graus em relação a direção da onda, para que ao passar da crista, o barco continue com sustentação e não caia abruptamente no cavado que se forma entre as ondas.

  • Dependendo das condições do mar considere navegar em zig-zag, em vez de tentar seguir um rumo direto ao destino. Conheça as características de manuseio do seu barco, especialmente em mares agitados.

  • Com o mar de popa, tente manter a embarcação logo atrás da crista da onda e na mesma velocidade dela, não deixando o barco ultrapassa-la e surfar, o que pode fazer com que ele atravesse na onda e capote. Mantendo o barco nesta posição também evita-se o repuxo da onda que vem por trás e que faz o barco perder velocidade.

  • Ao navegar, não fique de olho só nas informações do painel. Também veja e, principalmente, sinta o mar. Ele sempre tem muito a dizer. Você só precisa saber entender.

  • Mantenha uma distância segura de outras embarcações e respeite as regras de tráfego marítimo. Sinalize suas intenções com antecedência.

  • Esteja atento às marcas náuticas, faróis e boias para evitar áreas rasas ou perigosas. Use essas referências para orientação durante a navegação.

  • Mantenha uma vigilância constante ao seu redor. Esteja ciente do tráfego marítimo, presença de embarcações de pesca, e possíveis obstáculos flutuantes.

  • Observe as condições do mar, incluindo altura e direção das ondas. Esteja preparado para ajustar a trajetória do barco conforme necessário. Se o tempo ficar ruim, mantenha o motor do barco ligado e engatado, mesmo que ele esteja parado ou seja um veleiro. Com o motor funcionando, o controle do barco aumenta. 

  • Não engate ou desengate o motor de maneira brusca e em direções opostas, porque isso força demais as engrenagens da rabeta. Se quiser poupar a rabeta do motor, evite acelerar forte nas curvas fechadas.

  • No caso de superaquecimento no motor de popa, engate ré e acelere por cerca de meio segundo, para expulsar o que estiver obstruindo a refrigeração. Geralmente dá certo. Outra dica é deixa-lo esfriar em marcha lenta. Se desligar de vez, o cabeçote pode rachar.

  • Se um motor de centro tiver perda de potência e vibração excessiva, pode ser que o eixo da propulsão tipo pé-de-galinha esteja desalinhado.

  • Se a rotação do motor subir sem que a velocidade aumente, pode ter algo errado no reversor.

  • Se o seu motor de popa não atingir a rotação máxima esperada, deve ser porque o passo do hélice está muito longo. Mas, se a rotação ficar acima da prevista, é porque ele está curto.

  • A escolha do tamanho do volante de uma embarcação deve ser baseada no peso dela. Quanto maior for o volante, menor será o esforço nas manobras.

  • Antes de retornar ao porto, verifique novamente as condições meteorológicas e o estado do mar. Planeje sua entrada no porto com antecedência.

  • Converse bastante com os navegadores mais experientes. Além de aprender um pouco mais, você ainda fará novas amizades.

  • Sempre que possível, faça cursos de navegação e segurança marítima para aprimorar suas habilidades e conhecimentos.

Pilotar um barco exige preparação, experiência e um entendimento sólido das condições marítimas. Seja prudente, esteja preparado para mudanças e priorize a segurança em todas as etapas da viagem.