Manobras básicas: atracar

30/10/2023

A arte de atracar um barco é uma habilidade crucial para qualquer navegador, exigindo destreza e conhecimento específico para lidar com diferentes abordagens. A atracação lateral, na qual o barco é posicionado paralelamente ao cais, demanda precisão nas manobras e na utilização das linhas de atracação. Esse método é comumente empregado em marinas e portos, requerendo coordenação entre o capitão e a equipe a bordo. 

Por outro lado, o estilo mediterrâneo de atracação de popa, conhecido como "Med Mooring", adiciona uma camada de complexidade, uma vez que os barcos são alinhados com a popa voltada para o cais. Esta técnica é predominante em regiões do Mediterrâneo, onde as condições dos portos influenciam a preferência por essa abordagem. Nestes dois contextos, a destreza na condução, o conhecimento das condições locais e a cooperação eficaz entre a tripulação são fundamentais para realizar com sucesso essas manobras

Procedimento de Aproximação: Antes de chegar comunique-se pelo rádio com a marina ou porto informando seu ETA (previsão de horário de chegada) e aguarde a designação do local de atracação. Planeje a aproximação do caís considerando correntes, ventos e o posicionamento dos outros barcos. Posicione as defensas na altura do cais para proteger o costado. Deixe os cabos da proa, través e popa atados nos cunhos do barco e prontos para serem lançados para o caís.

Atracaç˜åo lateral: Atracar um barco de lado em um cais, também conhecido como "atracações de lado" ou "paralelas", pode ser uma manobra um pouco desafiadora, mas com prática e atenção aos detalhes, pode ser realizada com sucesso. Aqui estão os passos básicos para atracar um barco de lado em um cais:

  • Escolha do local de atracação: Escolha um espaço no cais adequado ao tamanho do seu barco e onde você tenha espaço suficiente para realizar a manobra.
  • Preparação prévia: Reduza a velocidade do barco à medida que se aproxima do cais. Certifique-se de que todos a bordo estejam cientes da manobra que será realizada.
  • Posicionamento adequado: Aproxime o barco em um ângulo de cerca de 30 a 45 graus em relação ao cais. Isso facilitará a manobra de lateralização.
  • Mantenha a velocidade controlada: Reduza a velocidade gradualmente à medida que se aproxima do cais. Mantenha uma velocidade controlada para facilitar a manobra.
  • Controle da embarcação: Utilize leme e propulsão (avante e ré) considerando o sentido de rotação do hélice, para aproximar-se do cais de maneira lenta e segura.
  • Use os comandos separadamente: Se seu barco tiver comandos separados para cada motor (caso de barcos com dois motores), engate uma marcha à ré em um dos motores e uma marcha à frente no outro. Isso ajudará a controlar a direção do barco.
  • Use o leme com precisão: Use o leme para direcionar o barco na direção desejada. Gire o leme para o lado oposto ao cais para começar a girar o barco em direção ao cais.
  • Mantenha um olho no vento e correntes: Esteja ciente do vento e das correntes, pois podem afetar a manobra. Considere esses fatores ao ajustar a direção e a velocidade do barco.
  • Controle da embarcação: Utilize leme e propulsão (avante e ré) considerando o sentido de rotação do hélice, para aproximar-se do cais de maneira lenta e segura.
  • Use propulsores laterais (se disponíveis): Se seu barco estiver equipado com propulsores laterais (thrusters), utilize-os para ajudar a controlar e manter a posição desejada em relação ao cais.
  • Prepare os cabos de atracação: Enquanto se aproxima do cais, prepare os cabos de atracação e tenha ajudantes prontos para ajudar a segurar e fixar o barco. 
  • Toque o cais suavemente: Quando estiver próximo ao cais, toque-o suavemente para permitir que os tripulantes possam fixar os cabos.
  • Lançamento dos cabos: Se houver uma pessoa em terra para auxiliar na atracação prepare o cabo para ser lançado sem enrosco para ela. Se precisar atracar sem auxilio, lace o cunho do caís e ate a ponta livre no cunho do próprio barco.
  • Amarração inicial: Use cabos e defensas adequados, atando ao cais inicialmente o cabo mais apropriado em função da deriva provocada devido a direção do vento, corrente e ondulação. 
  • Fixe os Cabos: Assim que o barco estiver na posição desejada, fixe as espias no cais, mantendo o barco seguro e impedindo-o de se afastar.
  • Ajustes Finais: Faça ajustes finais na posição do barco, se necessário, usando os cabos e se necessário os motores.

Lembre-se de que a prática é essencial para aperfeiçoar essa manobra. Comece em condições calmas e, à medida que ganhar experiência, poderá enfrentar condições mais desafiadoras. Esteja sempre atento ao ambiente ao seu redor, ajuste a manobra conforme necessário e, se possível, peça a ajuda de alguém na terra firme durante as primeiras tentativas.

Atracaç˜åo de popa: A atracação de um barco de popa no estilo mediterrâneo, também conhecida como estilo mediterrâneo "Med Mooring", é uma técnica comum em algumas regiões onde os cais são frequentemente orientados de modo que os barcos atracam de popa, em vez de paralelo ao caís. Aqui estão os passos básicos para atracar um barco de popa no estilo mediterrâneo:

  • Escolha do local de atracação: Escolha um espaço adequado no cais, levando em consideração a profundidade da água, a direção do vento e as condições locais. Verifique se há espaço suficiente para manobrar.

  • Preparação do barco: Antes de chegar ao cais, organize as linhas de atracação e fique pronto para jogar essas linhas a partir da popa do barco.

  • Aproximação ao cais: Aproxime o barco ao cais lentamente e em um ângulo de aproximadamente 30 a 45 graus. O objetivo é alinhar a popa com o cais.

  • Controle do barco com os motores: Use os motores para controlar a direção do barco. À medida que você se aproxima do cais, ajuste os motores para manter o controle e a velocidade.

  • Preparação para atracar: Quando estiver próximo ao cais, posicione a popa do barco próxima ao ponto de atracação desejado. Tenha tripulantes prontos para jogar as linhas para o cais.

  • Espias de atracação: Quando estiver na posição correta, jogue as espias para os ajudantes no cais. Eles devem pegá-las e amarrar o barco no cais.

  • Ajustes finais: Faça ajustes finais na posição do barco conforme necessário. Isso pode envolver o uso dos motores para alinhar o barco corretamente em relação ao cais.

  • Amarração adicional: Se necessário, adicione amarrações adicionais para garantir que o barco permaneça seguro e bem posicionado.

  • Desligue os motores: Depois de ter atracado com segurança, desligue os motores e ajuste qualquer outra configuração necessária.

  • Verificação final: Faça uma verificação final para garantir que todas as linhas de atracação estejam seguras e que o barco esteja devidamente ancorado.

Lembrando que a prática é essencial para dominar essa técnica. Além disso, é sempre útil ter tripulantes preparados para ajudar no cais durante a atracação. Se possível, observe outros navegadores locais que estão acostumados a essa técnica para aprender mais sobre as nuances específicas da atracação de popa no estilo mediterrâneo.