Bacteria e Archaea

08/10/2023

As Bactérias e as Archaea representam dois dos três principais domínios da vida, sendo o terceiro os Eukarya (onde nós, humanos, estamos incluídos). Estes dois grupos são compostos por microrganismos unicelulares, procariontes e são extremamente antigos, com evidências fósseis que datam bilhões de anos.

Bactérias:

  • Diversidade e Ubiquidade: As bactérias são encontradas em quase todos os ambientes do planeta, desde o fundo dos oceanos até as altas camadas da atmosfera. Elas desempenham funções cruciais em muitos ecossistemas, ajudando na decomposição, fixação de nitrogênio e até na fotossíntese.
  • Relação com Humanos: As bactérias têm uma relação complexa com os seres humanos. Enquanto algumas causam doenças, muitas outras são benéficas e essenciais para a saúde humana. Por exemplo, o trato gastrointestinal humano abriga uma miríade de bactérias que auxiliam na digestão e na produção de vitaminas.
  • Estrutura: Ao contrário das células eucarióticas, as células bacterianas não têm um núcleo delimitado por membrana. Em vez disso, o seu material genético flutua livremente no citoplasma. Além disso, elas podem ter várias estruturas externas, como flagelos (para movimento) e pili (para aderência).

Archaea:

  • Ambientes Extremos: As Archaea são notáveis por habitarem ambientes extremos, incluindo fontes hidrotermais oceânicas, lagos salgados e campos de petróleo subterrâneos. Devido à sua capacidade de viver sob tais condições, muitas vezes são chamadas de "extremófilas".
  • Diferenças Químicas: Apesar de serem semelhantes às bactérias em muitos aspectos, as Archaea têm diferenças significativas em sua bioquímica. Por exemplo, as membranas celulares das Archaea são compostas de lipídios diferentes dos encontrados nas bactérias e eucariotos.
  • Evolução: Acredita-se que as Archaea e as Eukarya compartilhem um ancestral comum mais recente entre si do que com as bactérias. Isso se baseia em análises genéticas que mostram mais semelhanças entre os genes das Archaea e dos Eukarya do que entre qualquer um destes grupos e as bactérias.

Apesar de muitas vezes serem invisíveis a olho nu, as Bactérias e as Archaea desempenham papéis fundamentais na manutenção da vida na Terra. Desde a ciclagem de nutrientes nos solos até a assistência na digestão de alimentos em animais, esses microrganismos têm influência profunda e abrangente em inúmeros processos biológicos. E, à medida que a pesquisa avança, continuamos descobrindo mais sobre sua incrível diversidade e as intricadas maneiras como interagem com o mundo ao seu redor.