As expedições espanholas de exploração e conquista da América

22/09/2023

Desde o final do século XV até o século XVII, a Espanha lançou várias expedições de exploração e conquista nas Américas, estabelecendo um vasto império colonial que se estendia do sudoeste dos Estados Unidos à ponta da América do Sul. A seguir, apresentamos um panorama dessas expedições:

1. Expedição de Juan Ponce de León (1513):

  • Ele explorou o que é hoje a Flórida em busca da lendária "Fonte da Juventude".

2. Viagem de Vasco Núñez de Balboa (1513):

  • Balboa cruzou o Istmo do Panamá e se tornou o primeiro europeu a avistar o Oceano Pacífico a partir das Américas.

3. Conquista do Império Asteca (1519-1521):

  • Hernán Cortés e suas tropas marcharam para o interior do México e, por meio de alianças com grupos indígenas rivais e confrontos militares, conseguiram derrubar o poderoso Império Asteca.

4. Viagens ao Rio da Prata (1516-1525):

  • Exploradores como Juan Díaz de Solís e Sebastián Caboto navegaram pelo Rio da Prata, procurando um caminho para o Oceano Pacífico.

5. Conquista do Império Inca (1532-1572):

  • Francisco Pizarro, inspirado pelo sucesso de Cortés, lançou uma expedição contra o Império Inca. Capturando o imperador Atahualpa e usando táticas similares às de Cortés, os espanhóis eventualmente subjugaram o vasto império.

6. Explorações no Sudoeste dos EUA (1540-1542):

  • Francisco Vásquez de Coronado conduziu uma grande expedição ao noroeste do México e ao sudoeste dos EUA, explorando regiões que incluíam o atual Novo México, Texas, Arizona e Kansas.

7. Descida do Rio Amazonas (1541-1542):

  • Francisco de Orellana partiu dos Andes e fez a primeira descida conhecida do Rio Amazonas até sua foz no Atlântico.

8. Conquista do Chile (1540-1553):

  • Pedro de Valdivia marchou para o sul do Peru e começou a conquista do Chile, enfrentando forte resistência dos povos Mapuche.

9. Fundação de St. Augustine (1565):

  • Pedro Menéndez de Avilés fundou St. Augustine na Flórida, o assentamento europeu permanentemente habitado mais antigo dentro dos atuais EUA.

Essas expedições, juntamente com muitas outras, pavimentaram o caminho para a colonização espanhola nas Américas. As consequências dessas conquistas foram profundas, resultando em uma fusão de culturas, mas também na devastação e subjugação de civilizações indígenas, a introdução de doenças do Velho Mundo e o estabelecimento do domínio colonial europeu no continente.